ÚLTIMAS NOTÍCIAS E EVENTOS
Confira as últimas novidades e fotos de eventos!


RENAULT REGISTRA O DESENHO INDUSTRIAL DO SUV CUPÊ ARKANA NO BRASIL Utilitário terá estilo mais esportivo e será posicionado acima do Captur, para disputar vendas contra o Jeep Compass e o futuro VW Tarek
20/02/2019 15:26
Em novembro de 2018, a Renault registrou algumas peças do SUV cupê Arkana, previsto para estrear no Brasil em cerca de dois anos. Agora, a montadora incluiu o desenho industrial do utilitário no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A única imagem publicada mostra como deve ficar a versão final do futuro rival do Jeep Compass.


Previsto para chegar às lojas no início de 2021, o Renault Arkana pretende ser o primeiro "SUV cupê" de uma marca generalista. A inesperada receita surgiu na última década com o BMW X6, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Pois o Arkana terá a mesma proposta de design mais esportivo, com a traseira no estilo "fast back".
Dentro da gama, o Arkana será posicionado acima do Captur, para disputar vendas diretamente como o Jeep Compass, atual líder de vendas dos SUVs. O modelo também desafiará outros rivais que estão a caminho, como o Volkswagen Tarek. Sua plataforma será uma evolução da B0 (zero), que serve atualmente ao trio Duster, Captur e Oroch.

A arquitetura, entretanto, receberá reforços estruturais com aços moldados a quente, para oferecer maior rigidez e melhor performance em colisões. Já a mecânica terá o inédito 1.3 turbo Energy TCe já convertido a flex. Com três cilindros e injeção direta, o motor deverá render cerca de 170 cv e um torque superior a 25 kgfm.
Em relação ao design, o Arkana terá pontos diferentes do conceito apresentado em 2018, no Salão de Moscou. Os faróis parecem ser totalmente de LEDs, mas serão simplificados face o conjunto do protótipo. Da mesma forma, os retrovisores cresceram para ampliar o campo de visão dos espelhos. E há dois para-choques, indicativo de diferentes versões.

A traseira também se difere bastante do conceito, que tinha lanternas ligadas por um elemento de LEDs. O conjunto será trocado por lanternas divididas pelo logotipo da Renault. É mais ou menos como está a projeção feita por João Kleber Amaral para Autoesporte. As peças também parecem simplificadas, sem as lentes fumê do protótipo de Moscou.
Com produção confirmada na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o Renault Arkana será apenas um entre outros SUVs com silhueta de cupê. A VW promete fazer algo assim com o Polo, enquanto a Fiat prepara seu primeiro SUV do gênero com base na Toro. O modelo foi antecipado pelo conceito Fastback no Salão de São Paulo.
CONFIRA MAIS FOTOS
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS OFERTAS DO SITE
Nome:
E-mail:
Copyright 2012 - 2019 © Kleber Carros - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento:
COMPARE
Máximo de 5 veículos