ÚLTIMAS NOTÍCIAS E EVENTOS
Confira as últimas novidades e fotos de eventos!


Mito ou verdade: pisar na embreagem na partida economiza bateria?
30/03/2016 11:11
MITO
Seu carro foi projetado e dimensionado para dar a partida sem a necessidade de pisar na embreagem. Você deve estar me perguntando: mas, se eu pisar na embreagem, facilitarei o sistema de partida e economizarei bateria? Sim, mas essa vantagem é pequena.

De fato, o motor de partida gera um pico de corrente, para girar o motor do carro e também movimentar a transmissão (câmbio). Quando pisa na embreagem ao ligar o carro, você deixa de girar o câmbio junto com o motor; aliás, uma parte do câmbio, pois ele estará na posição de ponto morto.

Acontece que, apesar de a partida demandar um alto consumo de energia, ele ocorre em um curto espaço de tempo. Se sua bateria estiver boa, isso não resultará em grandes problemas, até porque o ar-condicionado e todos os equipamentos elétricos estarão desligados.

Se formos realmente mensurar os grandes responsáveis pelo consumo da energia da bateria, pode ter a certeza que um módulo de som e os faróis terão um peso muito maior na durabilidade dela, em função do tempo em que são utilizados.

Outra situação que diminui a vida útil da bateria e do motor de partida ocorre quando você tem problemas para fazer o carro pegar, por culpa de velas e cabos "cansados", combustível de má qualidade, falta de gasolina no reservatório da partida frio e pressão baixa da bomba de combustível. Isto, sim, levará a partidas frequentes e prolongadas, gerando vários picos de corrente que poderão levar sua bateria a "óbito".

Quando é obrigatório
Assim, o maior benefício de pisar na embreagem ao dar a partida é evitar um acidente, caso você ou algum manobrista tenha deixado o carro engatado, evitando que ele dê um "tranco". É por isso que algumas montadoras condicionam o uso deste pedal à ação de ligar o carro.
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS OFERTAS DO SITE
Nome:
E-mail:
Copyright 2012 - 2017 © Kleber Carros - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento:
COMPARE
Máximo de 5 veículos